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SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

SESSÃO - EXTRAORDINÁRIA
Sessão De Encerramento




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    Responsável: Dep. Taquigrafia Data da Criação: 11/12/2003
    Data da Sessão:11/12/2003Hora:19:30

Texto


    O SR. PRESIDENTE (JORGE PICCIANI) - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

    Havendo número legal, está aberta a Sessão de Encerramento da 1ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura.

    A Presidência concede a palavra à Sra. Deputada Graça Matos, Primeira-Secretária da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, para que proceda à leitura do Relatório de Atividades desta Casa.

    Após a leitura do Relatório, a Presidência franqueará a palavra aos Srs. Deputados que dela quiserem fazer uso.

    Com a palavra, a Sra. Deputada Graça Matos.

    A SRA. GRAÇA MATOS - Sr. Presidente, Srs. Deputados, passarei a ler o Relatório bem elaborado pelo nosso Diretor Pacheco juntamente com todos os Diretores e seus Departamentos. Como ele será publicado, farei uma leitura sintética do Relatório, pois ele é muito grande. Vale, porém, ressaltar algumas atividades que ocorreram nesta Legislatura:

    (Lendo)

    Relatório Sintético das Atividades - 2003

    Apresentação

    Este relatório demonstra o resumo das atividades executadas na gestão da 1ª Sessão Legislativa, da 8ª Legislatura.

    Está dividido em duas partes distintas, quais sejam, a atividade fim e as atividades meio.

    Na primeira será apresentada, de forma quantitativa, a produção Legislativa, eis que os meios para obtê-la farão parte do item seguinte.

    Na segunda, a abordagem adotada, semelhante aos relatórios das Sessões Legislativas passadas, não serão demonstradas as atuações isoladas das diversas Diretorias e órgãos subordinados, componentes da estrutura administrativa desta Casa, mas, sim, o resultado alcançado dos principais programas, projetos ou atividades, desenvolvidos como um todo, divididos por áreas de atuação e interesse, onde a área de comunicação merecerá destaque especial.

    O relatório será, portanto, apresentado na seguinte ordem:

    1- Atividade Legislativa:
    2- Transparência do processo, sua divulgação e interação com a sociedade;
    3- Modernização administrativa;
    4- Obras de reforma e de adequação ao trabalho;
    5- Arte e cultura;
    6- Administração financeira;
    7- Direção e apoio administrativo;
    8- Apoio jurídico;
    9- Comentários finais.

    1- Atividade Legislativa



    Inicialmente, precedendo a apresentação dos dados estatísticos, que traduzem o volume de trabalho desenvolvido pelos Senhores Deputados, serão apresentados algumas atividades executadas este ano e que merecem destaque, dado à repercussão que alcançaram.

    Neste sentido, não se poderia deixar de mencionar os esforços destinados à manutenção, suporte e ampliação do PROGRAMA INTERCÂMARAS que, como se sabe, interliga todas as 92 Câmaras Municipais do Estado do Rio de Janeiro através de linhas exclusivas de comunicação de dados com acesso total à Internet, em pleno funcionamento 24 horas por dia durante os sete dias da semana. Neste ano de 2003, buscou-se aprimorar a administração técnica local, disponível nas próprias Câmaras Municipais, com o escopo de consolidar as bases já estabelecidas; para tanto, foi ministrado um curso de Administração de Rede que formou quarenta e cinco novos administradores. Ainda para este ano, está prevista a realização de mais um Seminário de Tecnologia de Informação, aportando conhecimento técnico ao Programa. Tudo isso, convém salientar, sem nenhum custo para o erário dos municípios.

    Dando seguimento a este esforço determinado pela Presidência da Casa, no sentido de que a Assembléia Legislativa assumisse o papel de fomentadora do desenvolvimento tecnológico do Legislativo Fluminense, iniciou-se, com êxito absoluto, uma parceria piloto com a Câmara Municipal de Queimados no sentido de se disponibilizar ali, sem nenhum ônus, sistema informatizado de Processo Legislativo idêntico ao utilizado pela ALERJ. Esta iniciativa, pode-se garantir, mudou a feição do processo legislativo daquela Casa, que hoje conta com dispositivos tecnológicos de ponta e funcionários treinados para sua utilização. Diante do sucesso ali alcançado, almeja-se para o ano de 2004 a ampliação desse programa de parceria.

    Procurou-se, ainda, acompanhar a manutenção e o desenvolvimento de novos recursos para o sistema informatizado de processo legislativo, assegurando a permanência da ALERJ na vanguarda da utilização de tecnologia digital aplicada ao processo legislativo. Quanto ao Banco de Dados da Casa, trabalhou-se no sentido de que, além da totalidade da legislação em texto integral hoje disponível, passe a contar, também, com os Decretos do Poder Executivo, já tendo sido cadastrados no sistema 11.744 desses dispositivos, cujo acesso para consulta tem superado, em muito, nossas expectativas; certamente por ser esta a única fonte digital de pesquisa desses documentos.

    Como em anos anteriores, a Secretaria-Geral da Mesa Diretora providenciou, em parceria com o Departamento Gráfico, a reedição dos Volumes I e II da Coleção ALERJ (8ª edição), distribuídos aos Senhores Deputados em versões atualizadas e revisadas da Constituição Federal (Volume I), consolidada até a Emenda Constitucional nº 40/2003; e da Constituição Estadual (Volume II), consolidada até a Emenda Constitucional nº 28/2002. Destacamos, ainda, a apresentação “on line” dessas edições, disponíveis no Banco de Dados da Casa.

    A seguir serão apresentadas, a demonstração dos dados estatísticos da produção legislativa no decorrer da 1ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura:

    Mensagens
    Recebidas

    Apreciadas

    Poder Executivo

    73

    64

    Poder Judiciário

    05

    05

    Ministério Público

    01

    01

    Tribunal de Contas

    01

    01

    Total

    80

    71
Proposições Apresentadas

Projetos de Emendas à Constituição22

Projetos de Lei Complementar12

Projetos de Lei974

Projetos de Decreto Legislativo52

Projetos de Resolução501

Indicações Legislativas430

Indicações Simples1.691

Requerimentos Numerados242

Requerimentos de informações171

Requerimentos s/n°133

Moções2.905

Ofícios diversos379
Proposições Sancionadas, Promulgadas ou Publicadas

Emendas Constitucionais03

Leis Complementares02

Leis Ordinárias176

Resoluções385

Decretos Legislativos05
Vetos

Total46

Parcial38
Mesa Diretora

Reuniões14

Atas de Reuniões13

Atos Específicos2.124

Atos Normativos12

Editais11

Conforme nos propusemos no início do Relatório, cotejamos, nos quadros a seguir alguns dados estatísticos de legislaturas anteriores que demonstram, inequivocamente, o incremento na produção legislativa dos últimos anos, e, em destaque a produção legislativa desta 1ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura, para futura análise:

LEGISLATURAS
1ª Sessão

PROPOSIÇÕES

(91/94) (95/98) (99/02) (2003)

PROPOSTA EMENDA CONSTITUCIONAL

69487822

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

25322912

PROJETOS DE LEI

205625653418974
LEGISLATURAS
1ª Sessão

LEGISLAÇÃO

(91/94) (95/98) (99/02) (2003)

EMENDA CONSTITUCIONAL

06041903

LEI COMPLEMENTAR

09121503

LEIS ORDINÁRIAS

596789855176




Cabe ressaltar que todas as matérias apresentadas constam com seu texto integral e relatório pormenorizado de tramitação do sistema informatizado da Casa, que é replicado para a Internet, proporcionando, além de maior dinamismo no trabalho de elaboração dos Projetos, um fácil acompanhamento por parte do público interessado em toda a produção legislativa do Parlamento Fluminense.

Ao dar total transparência ao processo Legislativo, inserindo em seu “site” na Internet todas as proposituras, seu trâmite, suas discussões e votações, quer no plenário, quer nas Comissões, democratizou-se a atividade legislativa, ao conferir meios aos cidadãos de exigirem o cumprimento da Constituição e das Leis Estaduais.

Eis o objetivo do Call Center instalado no final de 2001, que no primeiro mês de operação atendeu 2.400 chamadas e no ano de 2002, após ampla divulgação na mídia dos serviços que dispõe, efetuou 38.000 atendimentos.

Ao completar 2 anos de existência, consolidando-se como um verdadeiro canal de comunicação do cidadão com a ALERJ, para cobrar e denunciar descumprimento de leis, o “CALL CENTER” conta com 10 posições de atendimento e o seu horário de funcionamento é de 8h às 20h, de 2a a 6a feira, sendo que no ano de 2002 efetuou-se 34.200 atendimentos que podem ser classificados como:

Cerca de 28.800 ligações, classificadas como Informações e solicitações e 5.4000 “e-mails” recebidos.

QUADRO RESUMO - ATENDIMENTOS


2002

2003

INFORMAÇÕES

16.633

18.464

SOLICITAÇÕES

17.480

10.330

“e-mails”

4.000

5.400

TOTAL

38.113

34.194

Do universo de, aproximadamente, 34.200 atendimentos (28.800 ligações+5.400 e-mails), cerca de 27.360 (80 %) foram concluídas em todo o seu processo.

Estes 30.400 atendimentos podem ser classificados da seguinte forma:


· 18.500 foram respondidas diretamente pelas operadoras;
· 2.800 através de correspondência oficial por parte de instituições públicas e privadas;
· 1.900 pedidos de Leis;
· 1.500 casos relativos a defesa do consumidor;
· 400 audiências agendadas no PROCON; e
· 3.850 e-mails respondidos.

Das 10.330 solicitações de 2003, temos:


2002

2003

2002

2003

Reclamações

10.200

4.937

Outros

4.121

2.808

Denúncias

3.184

1.232

Defesa do Consumidor

3.988

1.604

Sugestões

551

440

Idosos

2.460

641

Outros

3.565

3.721

Leis

1.705

1.692

TOTAL

17.480

10.330

Saúde

1.482

1.060

Transporte

1.345

1.152

Habitação

980

551

Educação

543

324

Direitos Humanos

463

226

Segurança

362

234

Crianças

31

33

TOTAL

17.480

10.325

É

mais um instrumento de controle, gratuito, conferido à sociedade.

A instalação de quiosques multimídia em locais de grande circulação de pessoas como, por exemplo, nos fóruns da Capital e do interior, Prefeituras Municipais e outros, permitirão maior divulgação do Processo Legislativo, e também, da atuação Parlamentar de seus membros, da história do Poder Legislativo e de sua memória, do Palácio Tiradentes com seu acervo artístico e cultural e outros assuntos de interesse social.

Com informações disponíveis em português, inglês e espanhol, que podem ser impressas no local, permite, ainda, o acesso a “home page” da ALERJ.

Estão instalados no Palácio Tiradentes, no Palácio XXIII de Julho, no Tribunal de Justiça, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e nos locais de atendimento do Projeto Rio Simples: BANERJÃO e Central do Brasil.

A utilização dos quiosques tornou-se uma importante fonte de pesquisa pelos cidadãos, como demonstra o número de acessos observados:

Local dos Quiosques
2002

2003

Tribunal de Justiça

6.700

10.460

Fórum Barra

--

3.370

UERJ – campus Maracanã

- campus São Gonçalo


6.700

--


4.740

5.513


Rio Simples - BANERJÃO

3.000

5.142

Rio Simples – Central do Brasil

1.900

3.340

TOTAL

18.300

32.565

As mudanças realizadas no ano de 2003 a partir da reestruturação no Departamento de Comunicação Social deram-lhe uma característica de Assessoria, destinada a divulgar a imagem da Casa como instituição, produzir conteúdos e dar apoio à Assembléia como um todo. Para isso, foram criados e desenvolvidos novos produtos destinados à Comunicação Social interna e à divulgação da ALERJ como instituição. São eles:

· Internet – o “site” da ALERJ foi modificado e hoje funciona como uma agência de notícias, com fotos e matérias em tempo real disponíveis para todos os jornais, rádios, TV’s e revistas, que os utilizam com freqüência. Estão disponíveis também no site matérias especiais, como os trabalhos nas comissões, perfis e entrevistas com deputados. Todo o material do Jornal da ALERJ também está disponível na Internet para utilização da mídia.
· Jornal da ALERJ – É um semanário que já está em seu 30º número, com boa repercussão interna e externa. Além de divulgar ações da ALERJ, que normalmente não tem espaço na grande imprensa, valorizando o trabalho dos deputados, o jornal tem sido um bom veículo de comunicação interna.


· Programas de Rádio – O resultado alcançado na divulgação das atividades da ALERJ foi bastante positivo pela boa aceitação dos programas no interior e capital. O programa teve início no mês de abril, e é de muito boa qualidade. Seu conteúdo aborda sempre um assunto da atualidade relativo ao trabalho dos deputados, intercalado com uma matéria de serviço, leis que existem, como buscar seus direitos, etc. Trata-se de mídia espontânea, a título de distribuição de matéria jornalística. O objetivo do projeto é tornar, em breve, os programas regionalizados.
· Divulgação dia-a-dia – Diariamente, a imprensa recebe notícias do dia-a-dia da ALERJ (projetos de lei em pauta, trabalho das comissões, reuniões da presidência, etc), que tem gerado pautas e matérias sobre a ALERJ.
· Divulgação de pautas fora do dia-a-dia – No ano foram elaboradas várias matérias sobre assuntos fora da “Ordem do Dia” e do trabalho das Comissões, com destaque para: O serviço de atendimento do “Alô ALERJ”; Reportagem sobre o dia a dia dos portadores de deficiência que trabalham na Casa, através do convênio com a ANDEF; editorias de Cultura da Veja Rio e O DIA já pautaram as peças de teatro que são encenadas aqui com meninos de favela como atores.
· Nova “home page” / Intranet da ALERJ – Uma das principais metas da administração da ALERJ foi incentivar o estreitamento da relação entre os cidadãos e o Legislativo fluminense. Isso tornou-se possível graças à apropriação funcional da tecnologia, através do uso da internet, com a modernização de uma “home page” exclusiva.
- Informações sobre os principais acontecimentos da ALERJ
- Acesso a Notícias, Clipping, Ordem do Dia, Discursos e Votações, Eventos, Solenidades e etc.

Quantidade de visitas a “home page”

Ano
Média Qtde Diária

Total ano

2002

2.800

700.000

2003

3.000

750.000

    ·
INTRANET – no ano de 2003 foi implantada nova INTRANET que possibilita maior interação entre os usuários, com destaque para o novo clipping eletrônico que possibilita o acompanhamento das notícias nos diversos meios de comunicação: jornais, revistas, rádio e TV.

Outro meio de interação da sociedade com seus representantes, no sentido de se lhe oferecer o direito ao exercício da cidadania, é o atendimento itinerante da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor.

Adquiriu-se, recentemente, um ônibus com acesso a portadores de deficiência física, equipado com móveis de escritório, computadores, etc, que irá, neste primeiro passo, instalar-se nas diversas regiões do Município do Rio de Janeiro, oferecendo os serviços de atendimento da citada Comissão.

Finalmente, a instalação, deste que é, segundo opinião dos especialistas, o mais eficiente meio de comunicação áudio-visual: a televisão.

TV ALERJ – CANAL 12
No segundo semestre de 2003, a ALERJ realizou o processo de licitação para a contratação de empresa especializada em instalação e operação de TV digital. O resultado da licitação, da qual saiu vencedora a empresa Digilab, de Santa Catarina, foi homologado em outubro. A Digilab foi responsável, também, pela montagem das TVs do Legislativo do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Em novembro, foi iniciada a montagem do estúdio e das salas onde serão instalados equipamentos de última geração, no 5º andar do Palácio Tiradentes.

A primeira transmissão do canal será a solenidade de instalação do 1o. Parlamento Juvenil, com a diplomação e posse dos “Jovens Parlamentares”, eleitos entre estudantes da rede pública estadual.

A partir de março, a emissora inicia a sua operação em caráter definitivo, com a transmissão, ao vivo, das sessões plenárias, além de uma grade de programação variada de caráter cultural e educacional.

A TV ALERJ será um instrumento de transparência do processo legislativo e um veículo de divulgação das atividades parlamentares dos representantes do povo fluminense em suas 03 (três) casas legislativas: Assembléia, Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Mister destacar a forma eficiente e democrática que vem imprimindo o seu Diretor-Geral aos trabalhos de instalação, nesta fase inicial, que se não for a mais difícil certamente é a mais complexa.

No sentido de obter-se, não apenas a melhor imagem, assegurada pelos equipamentos de 1ª geração que dispõe, mas, sobretudo, a excelência de uma grade programática eficiente, clara e objetiva, vem promovendo reuniões com os diversos setores administrativos envolvidos, direta ou indiretamente, onde são debatidos todos os aspectos técnicos da comunicação audiovisual e colhidos os melhores subsídios.

3- Modernização Administrativa



Configurou-se, ao longo do ano, Rede Estruturada de Dados, Som e Imagens tendo como objetivo implementar novos recursos para os usuários e, ainda iniciou-se a ampliação do número de pontos ativos a Rede ALERJ.

Foi ampliada a capacidade de acesso a Internet, com a inclusão de mais um link de acesso de 2 MB.

Hoje dispõe-se de 3 circuitos, perfazendo um total de 6 Mb para conexão com a Internet.

Estão conectados os gabinetes à rede de dados e, conseqüentemente, com acesso direto à Internet, tornando mais ágil e rápido o acesso ao banco de dados e troca de correio eletrônico.

Remodelou-se o visual da “home page” e inseriu-se aplicações que tornaram mais eficientes o acesso às informações em nosso banco de dados legislativo.

Outro ponto de fundamental importância ao acompanhamento de toda movimentação legislativa é a possibilidade do internauta poder assistir, ao vivo, pela nossa “home page” as sessões plenárias ao vivo.

Contratou-se empresa especializada e, junto com o Departamento de Informática e Processamento de Dados foi desenvolvido o Portal de Serviços da ALERJ. Tal iniciativa vai agilizar a rotina de vários órgãos administrativos, onde os mesmos poderão disponibilizar de uma gama de serviços via Intranet.

O sistema de multimídia foi atualizado, acrescentando versões para os idiomas inglês e espanhol e recursos de impressão.

Foi inserido um dispositivo para atualização dinâmica das informações.

Com o objetivo de qualificar os novos assessores parlamentares, assegurando-lhes os conhecimentos necessários à utilização da tecnologia oferecida pela ALERJ, realizou-se no início deste ano o curso de Introdução ao Processo Legislativo.

O curso contou com a participação de funcionários da Secretaria-Geral da Mesa Diretora, Diretoria-Geral de Recursos Humanos, Departamento de Apoio às Comissões Permanentes, Departamento de Informática e Processamento de Dados e de técnicos da Escola Superior de Advocacia – da Ordem dos Advogados do Brasil.

Tamanha a aceitação do curso, que foi providenciada uma nova turma que recebeu treinamento no mês de julho.

4- Obras de Reforma e de Adequação do Trabalho

Foram concluídas a execução dos projetos de substituição dos painéis de vidro das áreas de circulação e de fornecimento e substituição das divisórias danificadas, o de instalação de sistema de proteção em blindagem transparente das janelas do Edifício XXIII de Julho e a substituição dos pisos das áreas de circulação.

Dando continuidade aos serviços realizados nos anos anteriores, o Palácio Tiradentes recebeu obras de conservação, visando a manutenção da identidade original do elemento arquitetônico.

Dentre os trabalhos de restauração que ocorreram neste ano de 2003, podemos citar, na área externa, a remoção das pichações, limpeza e restauração de estátuas, restauração dos postes de iluminação e instalação de um bicicletário.

No interior do palácio, foram executadas restaurações de pisos de madeira, pintura nas paredes e ornatos em várias salas do setor administrativo, corredores e salas de comissões, reforma do banheiro da presidência, no 3º andar e elaboração de projeto para a restauração dos pisos de mármores e cerâmicas no hall dos corredores do pavimento térreo.

Para atender aos novos parlamentares, o Departamento de Engenharia e Arquitetura desenvolveu diversos projetos para modificações de “layout” de divisórias e mobiliário, bem como de projetos de reforma de sanitários, copas e troca de piso.

Por solicitação do Departamento de Segurança da Casa, foram instaladas portas de aço nas entradas principais do prédio.

Encontra-se em andamento a elaboração do projeto de expansão de um dos elevadores para o sexto andar, facilitando o acesso ao Auditório Nelson Carneiro.

5- Arte e Cultura



Palco de decisões políticas mais importantes e que afetam a vida dos cidadãos, o palácio, através da ALERJ, assumiu um novo compromisso com a população do Rio de Janeiro: Tornar-se um centro permanente de resgate da memória política e de produção intelectual. Para tornar tudo isso possível, a ALERJ deu vida ao projeto de exposição permanente: “Palácio Tiradentes; Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro”, em parceria com o Núcleo de Memória Política Carioca e Fluminense, do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas.

A exposição é monitorada por universitários da UERJ e no ano de 2003 o projeto trouxe à ALERJ um total de 34.445 visitantes, sendo 1.636 professores e 17.227 alunos, 1.041 cidadãos da 3a idade, 1.875 de programas sociais e 11.666 visitantes em geral (8.231 brasileiros e 3.435 estrangeiros). Vale registrar que houve um aumento de 25% dos visitantes em geral, o que demonstra a importância do Palácio Tiradentes como ponto de visitação.

Foram feitos 694 agendamentos para visitas monitoradas de, em média, 4 grupos de até 44 pessoas.

Dos grupos agendados, foi expressivo o número de 565 grupos de alunos e professores de escolas públicas de diferentes municípios do Estado. Também foram agendados 31 grupos de Terceira Idade, 24 escolas particulares e 74 outros grupos de diferentes Programas e Projetos, tais como: Fundação para a Infância e Adolescência, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, CAMP Mangueira, Projeto Dançando para não Dançar , Programa Rio Criança Cidadã, Projeto Agente Jovem, Projeto de Alfabetização Solidária, Serviço Civil Voluntário e outros. Ver quadro a seguir:

Dados Estatísticos por tipo de visitantes

2003Escolas PúblicasEscolas ParticularesGrupos 3ª IdadeProgramas diversosTotal

Jan / Fev4-11621

Março27-2332

Abril3912547

Maio6324574

Junho6942479

Julho53-3864

Agosto6023869

Setembro7934995

Outubro749813104

Novembro6521472

Dezembro3211337

Total no ano565243174694
Exposição Permanente

MESES
Brasileiros EstrangeirosTotal visitantes3a IdadeProgramas SociaisProfessoresAlunos TOTAL GERAL
JANEIRO
14735031976---- -1976
FEVEREIRO4973258224650912 1241513
MARÇO
47526073536 5273888 1784
ABRIL
4921876799110713112972305
MAIO
68917786610512719721483443
JUNHO
5031806835510622725323603
JULHO
1028335136310525117317583650
AGOSTO
925435136011212821521213936
SETEMBRO 772349112112518925627964487
OUTUBRO
622305927238 26226425734264
NOVEMBRO475256731 864852 6861603
DEZEMBRO28012340342 9636304 881
TOTAL Anual8.231 3.43511.666 1.0411.875 163617.22733.445

16ª palestra
“Lula, as reformas e o Congresso Nacional”
Wanderley Guilherme dos Santos - Cientista político

(IUPERJ e Universidade Cândido Mendes)

Tereza Cruvinel - Jornalista (O Globo)

17ª palestra
“Os Trabalhadores Rurais, a Terra e a Política no Brasil”
Moacir Palmeira - Antropólogo (Museu Nacional da UFRJ)

Juvenal Boller de Souza Filho - Fundador e ex-presidente do Instituto de Terras de São Paulo e ex-procurador geral do INCRA

18ª palestra
“Política e terror na cena contemporânea”
Luiz Fernandes – Cientista político (Instituto de Relaç ões Internacionais da PUC-RJ)

Carlos Alberto Plastino – Psicanalista

19ª palestra
“Dilemas da política social na atualidade brasileira”
Lena Lavinas – Economista (IPPUR da UFRJ)

Sulamis Dain – Economista (Professora titular do Instituto de Medicina Social, UERJ)

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