Aguarde, carregando...Aguarde, carregando o conteúdo

Projeto de Lei

PROJETO DE LEI2506/2023

            EMENTA:
            CRIA O “PROGRAMA AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA”, NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Autor(es): Deputado ANDREZINHO CECILIANO

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:

Art. 1º Fica instituído o Programa “AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA” na Rede de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
Parágrafo Único. Entende-se como Audiovisual Brasileiro a apresentação de qualquer um dos elementos artísticos da Cultura, definidos pela Lei nº 8.401, DE 8 DE JANEIRO DE 1992.

Art. 2º O programa “Audiovisual Como Ferramenta Pedagógica” tem como objetivos:

I. Promover a inserção do Audiovisual Brasileiro, com o intuito de torná-lo a ferramenta pedagógica indispensável à educação pública fluminense através das produções audiovisuais nacionais, no dia-a-dia das escolas estaduais do Rio de Janeiro;

II. Estimular o interesse e produção de arte e cultura pelos estudantes, comunidade acadêmica e comunidades locais;

III. Diminuir a evasão escolar através das exibições de curtas nas salas de aula, da exibição e debate de produções cinematográficas do audiovisual brasileiro, estimulando o interesse dos estudantes pela identificação com a arte que já faz parte do cotidiano dos mesmos;

IV. Promover a troca de experiências entre estudantes, docentes e artistas, através das artes oriundas do audiovisual brasileiro;

V. Promover a integração de uma cultura audiovisual popular, brasileira, marginalizada, periférica e hipossuficiente com o ensino público estadual;

Art. 3º Além das atividades previstas nesta Lei ficam autorizadas a Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a promover oficinas, debates e aulas temáticas sobre o Audiovisual Brasileiro.

Art. 4º Deverão ser ministrados cursos de 6 (seis) meses sobre o Audiovisual Como Ferramenta Pedagógica, com aulas semanais para cada obra brasileira videográfica, fonográfica, documental, tratando não só da cultura como essência, mas sobre a Economia Criativa que circunda o audiovisual e sua indústria no Brasil e no Mundo.

Art 5º Todas as atividades do Programa nas escolas deverão ocorrer sob a supervisão de professor ou funcionário da unidade escolar.

Art. 6º As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação e do Fundo Estadual de Cultura.

Art. 7º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


Plenário do Ed. Lúcio Costa, 31 de Outubro de 2023.

ANDREZINHO CECILIANO

Deputado Estadual


JUSTIFICATIVA

O audiovisual brasileiro é uma indústria em constante crescimento e reconhecimento internacional. O Brasil possui uma rica diversidade cultural e geográfica, o que se reflete na produção cinematográfica e televisiva do país. No cinema, o Brasil tem uma longa tradição de filmes aclamados, tanto no cenário nacional quanto internacional. O cinema brasileiro aborda uma ampla gama de temas, desde dramas sociais e políticos até comédias e filmes de aventura. Alguns diretores brasileiros renomados incluem Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, Fernando Meirelles e Walter Salles. Além disso, o Brasil também é conhecido por seus festivais de cinema, como o Festival de Cinema de Gramado e o Festival do Rio, que promovem e celebram a produção audiovisual nacional. Na televisão, o Brasil é famoso por suas novelas, que são produções seriadas de longa duração com histórias envolventes e personagens cativantes. As novelas brasileiras têm uma grande audiência tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina e em comunidades brasileiras ao redor do mundo. Além das novelas, o Brasil também produz uma variedade de programas de TV, incluindo séries, programas de variedades, reality shows e documentários. A televisão brasileira tem uma programação diversificada que atende a diferentes públicos e interesses. O audiovisual brasileiro também tem se destacado na produção de conteúdo para plataformas de streaming, como a Netflix e a Amazon Prime Video. Essas plataformas têm investido cada vez mais em produções brasileiras, o que tem impulsionado a indústria e proporcionado maior visibilidade para os talentos locais. Em resumo, o audiovisual brasileiro é uma indústria vibrante e diversificada, que continua a crescer e a se destacar tanto no cenário nacional quanto internacional.
O Poder Público deve elaborar e executar trabalhos nos setores do cinema, teatro e artes plásticas, com a intenção de realizar projetos culturais diferenciados, de capacitação, com potencial intelectual enriquecedor e de geração de renda, e levá-los ao alcance de todos os públicos, principalmente populações vulneráveis e com acesso restrito às artes, desenvolvendo competências e vocações locais.
De acordo com o que preceituamos sobre o audiovisual, temos neste mandato uma grande parceira, que é a Associação Caminho da Cultura, que nos inspira a realizar projetos como este e tratar com dedicação este tema. A Associação Caminho da Cultura exerce suas funções há 11 anos, com o intuito de incentivar e promover atividades educacionais, projetos gratuitos nas áreas da cultura e preservação da diversidade cultural, da cidadania e da integração cultural e social entre as diversas regiões, através do fomento e democratização de atividades culturais, prioritariamente em territórios periféricos e populares no Estado do Rio de Janeiro.

Esta importante associação tem projetos de muita relevância social e cidadã, como o CURTA NA PRAÇA, o PASSAGEIRO DO FUTURO, o CIRCUITO CINE CURTA e o CAMINHO DA CULTURA, entre outros. O CURTA NA PRAÇA promove cinema gratuito ao ar livre, incentivando a ocupação dos espaços urbanos, a união das famílias em torno do cinema nacional, exibindo filmes com temáticas que investem na promoção da ética, da brasilidade, da educação universal e acessível, da cidadania e dos direitos humanos. Durante a pandemia, nos anos de 2020 e 2021, consoante aos protocolos sanitários, o CURTA NA PRAÇA realizou 24 sessões de cinema gratuitas, com debates, distribuição de lanche e brindes, beneficiando mais de 5.000 espectadores. Com a contratação de quarenta (40) prestadores de serviço, que moravam nas regiões beneficiadas. O CIRCUITO CINE CURTA tem caráter pedagógico, combate a evasão escolar, é um instrumento e aliado da educação pública de qualidade às escolas do Rio de Janeiro. A exibição de curtas nos espaços escolares estimula a reflexão, traz riqueza intelectual e propõe o debate de diversos temas aos alunos da rede pública do nosso Estado. O Circuito já teve mais de 600 sessões, com a presença de mais de 70 mil alunos, e após as exibições há votação para escolha da melhor obra e debate com distribuição de kits com camiseta, boné e pendrive. O Poder Público do Rio de Janeiro já foi parceiro desta incrível associação, em projetos como o Circuito, através da atuação das Secretarias de Educação do Estado e Município do Rio de Janeiro. Também são parceiros da Associação Caminho da Cultura as empresas LAMSA, Shell, Votorantim, Hospital Samaritano, Banco BTG Pactual, Vinci Partners, entre outros. Além disso, territórios periféricos como a Cidade de Deus, o Complexo da Maré, o Complexo do Alemão, Bangu, a Ladeira dos Tabajaras, entre outros já foram contemplados pelos projetos desta Associação.


Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Código20230302506AutorANDREZINHO CECILIANO
Protocolo11338Mensagem
Regime de TramitaçãoOrdinária
Link:

Datas:

Entrada 31/10/2023Despacho 31/10/2023
Publicação 01/11/2023Republicação

Comissões a serem distribuidas

01.:Constituição e Justiça
02.:Educação
03.:Cultura
04.:Orçamento Finanças Fiscalização Financeira e Controle


Hide details for TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 2506/2023TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 2506/2023





Clique aqui caso você tenha dificuldade em ler o conteúdo desta página
TOPO
Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

PALÁCIO TIRADENTES

Rua Primeiro de Março, s/n - Praça XV - Rio de Janeiro
CEP 20010-090    Telefone +55 (21) 2588-1000    Fax +55 (21) 2588-1516

Instagram
Facebook
Google Mais
Twitter
Youtube