Aguarde, carregando...Aguarde, carregando o conteúdo

Projeto de Lei

PROJETO DE LEI2690/2023

            EMENTA:
            DECLARA PATRIMÔNIO CULTURAL DE INTERESSE IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO AS OBRAS ARTÍSTICAS E LITERÁRIA DE LUIZ ANTÔNIO SIMAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
Autor(es): Deputado ANDREZINHO CECILIANO

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Artigo 1º. Fica declarado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro as obras artísticas e literária do historiador, professor, escritor e compositor Luiz Antônio Simas.

Artigo 2º. O Poder Executivo, através de seus órgãos competentes, apoiará as iniciativas que visem à valorização e divulgação deste bem imaterial no Estado do Rio de Janeiro.
    Artigo 3º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.




    Plenário do Edifício Lúcio Costa, 28 de novembro de 2023














    ANDREZINHO CECILIANO
    Deputado Estadual



    JUSTIFICATIVA

    Luiz Antônio Simas, professor de História, é mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dedica-se a pesquisar a cultura afrodiaspórica carioca, como as escolas de samba e os terreiros das religiões de matriz africana. Em sua obra procura resgatar a memória oral da cidade, especialmente da população marginalizada. Simas já trabalhou como consultor de acervo da área de Música de Carnaval do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e recebeu, em 2014, por serviços prestados à cultura do Rio de Janeiro, medalhas conferidas pela Câmara Municipal. Atua desde 2013 como jurado do Estandarte de Ouro, a maior premiação do Carnaval carioca. Foi colunista dos jornais O Dia e O Globo, além de publicar ensaios em publicações como a revista Cult. Em 2016, em parceria com Nei Lopes, escreveu o Dicionário da História Social do Samba, obra com a qual foram reconhecidos com o 65º Prêmio Jabuti (categoria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas), a mais importante premiação do mercado editorial brasileiro. Suas composições já foram gravadas por artistas como Lucio Sanfilippo, Fabiana Cozza, Jéssica Ellen, Marcelo D2, Rita Benneditto entre outros. Possui variadas iniciativas de aulas públicas, realizadas ao ar livre e em espaços de sociabilidade como praças, coretos e botequins (são exemplos os projetos "Ágoras Cariocas" e "Coretos - A História na rua" e as aulas e cursos no Bar Madrid, na Tijuca, e no Al Farabi, no Centro). Em 2023, foi homenageado pela escola de samba Acadêmicos da Abolição com o enredo "Bato tambor, logo existo. Luiz Antonio Simas: a essência e resistência da rua". Com este desfile, a escola foi a 12ª colocada na Série Prata. No mesmo ano, foi aprovada no plenário da Alerj sua condecoração com a Medalha Tiradentes, a mais alta comenda do estado do Rio de Janeiro. É diante deste breve exposto que prestamos homenagem ao cidadão mencionado, reconhecendo nesta Casa de Leis a importância cultural na formação da brasilidade contemporânea.

    Legislação Citada



    Atalho para outros documentos



    Informações Básicas

    Código20230302690AutorANDREZINHO CECILIANO
    Protocolo12448Mensagem
    Regime de TramitaçãoOrdinária
    Link:

    Datas:

    Entrada 29/11/2023Despacho 29/11/2023
    Publicação 30/11/2023Republicação

    Comissões a serem distribuidas

    01.:Constituição e Justiça
    02.:Cultura


    Hide details for TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 2690/2023TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 2690/2023





    Clique aqui caso você tenha dificuldade em ler o conteúdo desta página
    TOPO
    Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

    PALÁCIO TIRADENTES

    Rua Primeiro de Março, s/n - Praça XV - Rio de Janeiro
    CEP 20010-090    Telefone +55 (21) 2588-1000    Fax +55 (21) 2588-1516

    Instagram
    Facebook
    Google Mais
    Twitter
    Youtube