Aguarde, carregando...Aguarde, carregando o conteúdo

Projeto de Lei

PROJETO DE LEI789/2023

            EMENTA:
            ALTERA O ANEXO DA LEI Nº 5645, DE 6 DE JANEIRO DE 2010, INCLUINDO NO CALENDÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, O DIA DO CAVAQUINHO EM HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DO CARIOCA WALDIR AZEVEDO.
Autor(es): Deputado ANDREZINHO CECILIANO

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
      Art. 1º Fica incluído, no anexo da Lei 5.645, de 06 de janeiro de 2010, que fixa as datas comemorativas do Calendário do Estado do Rio de Janeiro, o dia do Cavaquinho, a ser realizado em 20 de setembro, anualmente, em homenagem ao popularizador deste instrumento musical, o carioca Waldir Azevedo.
      Parágrafo único: O marco de edição desta lei pretende, ainda, prestigiar o centenário de Waldir Azevedo no corrente ano.
      Art. 2º O anexo da Lei Estadual nº 5.645, de 06 de janeiro de 2010, passa a vigorar com a seguinte redação:
“ANEXO

CALENDÁRIO DATAS COMEMORATIVAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

(...)

SETEMBRO

(...)

20 – DIA ESTADUAL DO CAVAQUINHO, EM HOMENAGEM AO SEU POPULARIZADOR WALDIR AZEVEDO

(...)”


      Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Plenário do Edifício Lúcio Costa, 18 de abril de 2023.





ANDREZINHO CECILIANO
DEPUTADO ESTADUAL

JUSTIFICATIVA
      O cavaquinho, instrumento musical essencial à nossa cultura popular foi criado em Portugal, possivelmente a partir de instrumentos de corda de origem grega.
      Muito popular em Portugal, o cavaquinho que nasceu na região de Braga chegou à Lisboa e com os navegantes e imigrantes portugueses ganhou o mundo.
      A sua afinação varia de acordo com a região do mundo onde ele se encontra e o gênero musical a ser executado. No Brasil usamos a mesma afinação que algumas regiões de Portugal e da ilha da Madeira. Aqui como lá o cavaquinho está extremamente ligado a manifestações populares e festas.
      Pequeno, com 4 cordas, ele é o principal instrumento de harmonia nas rodas de samba e de choro. Nos anos de 1910 ele ganhou o samba e está presente em todas as suas manifestações, muitas vezes como único instrumento de harmonia.
      O grande popularizador do cavaquinho como instrumento solo foi o carioca Waldir Azevedo. Ele é o autor das músicas mais executadas do repertório de cavaquinho como “Brasileirinho”, “Delicado” e “Pedacinhos do Céu”, e as composições de Waldir o projetaram internacionalmente.
      Durante 11 anos viajou com seu conjunto por países da América do Sul e Europa, incluindo duas viagens patrocinadas pelo Itamaraty na Caravana da Música Brasileira. Suas composições tiveram gravações no Japão, Alemanha e Estados Unidos, onde Percy Faith e sua orquestra atingiram a marca de um milhão de cópias vendidas com uma gravação de Delicado. Waldir chegou a participar de um programa na BBC de Londres, transmitido para 52 países.
      Em 1964, com a morte de sua filha Miriam aos 18 anos, afastou-se da música. Mudou-se para Brasília em 1971, aos 48 anos, onde sofreu um acidente com um cortador de grama. Em razão disso, perdeu seu dedo anular, e foi forçado a ficar sem tocar por um ano e meio. Após cirurgias e fisioterapia, recuperou-se e voltou a gravar.

Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Código20230300789AutorANDREZINHO CECILIANO
Protocolo3466Mensagem
Regime de TramitaçãoOrdinária
Link:

Datas:

Entrada 19/04/2023Despacho 19/04/2023
Publicação 20/04/2023Republicação

Comissões a serem distribuidas

01.:Constituição e Justiça
02.:Cultura


Hide details for TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 789/2023TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 789/2023





Clique aqui caso você tenha dificuldade em ler o conteúdo desta página
TOPO
Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

PALÁCIO TIRADENTES

Rua Primeiro de Março, s/n - Praça XV - Rio de Janeiro
CEP 20010-090    Telefone +55 (21) 2588-1000    Fax +55 (21) 2588-1516

Instagram
Facebook
Google Mais
Twitter
Youtube