Aguarde, carregando...Aguarde, carregando o conteúdo

Moção


MOÇÃO364/2019
            EMENTA:
            MOÇÃO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES A ANA MARIA GONÇALVES
Autor(es): Deputado RENATA SOUZA

Requeiro à mesa diretora, na forma regimental, que seja consignada MOÇÃO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES A ANA MARIA GONÇALVES

Ana Maria Gonçalves, é a autora do aclamado livro “Um defeito de cor”, que é fruto de quatro anos de um profundo trabalho de pesquisa. Segundo Millôr Fernandes, um dos melhores romances escritos em língua portuguesa.

A obra é uma fascinante narrativa sobre uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas, preenchendo lacunas sobre um passado não muito distante e bastante cruel da história de nosso país. Ao longo da travessia, Luísa Mahin, cujo nome de batismo africano era Kehinde, vai contando sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão. Inserido em um contexto importante na formação do povo brasileiro e narrado de uma maneira original e pungente, na qual os fatos históricos estão imersos no cotidiano e na vida dos personagens, o livro de Ana Maria Gonçalves proporciona ao leitores uma experiência voraz, que prende a sua atenção da primeira à última página, mostrando com clareza o complexo processo de escravização no Brasil.

Seu projeto literário não se abdica de, a todo instante, provocar a reflexão do leitor quanto às condições históricas que levam à permanência da desigualdade, do racismo e de demais formas de discriminação.

Sua obra, um valioso legado, repleto de vivências e expressões reais de mulheres negras, é um bem imaterial de suma importância para o reconhecimento de quem somos.

Portanto, o presente instrumento tem o objetivo de reafirmar e reconhecer a importância da literatura de Ana Maria Gonçalves na construção de uma nação verdadeiramente democrática que supere o racismo estrutural.


Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 05 de Novembro de 2019.



DEPUTADA RENATA SOUZA


Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Código20191400364AutorRENATA SOUZA
ProtocoloMensagem
Regime de TramitaçãoOrdinária

Datas:
Entrada 05/11/2019Despacho 05/11/2019
Publicação 08/11/2019Republicação

Comissões a serem distribuidas

01.:Plenário

TOPO
Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

PALÁCIO TIRADENTES

Rua Primeiro de Março, s/n - Praça XV - Rio de Janeiro
CEP 20010-090    Telefone +55 (21) 2588-1000    Fax +55 (21) 2588-1516

Instagram
Facebook
Google Mais
Twitter
Youtube