Aguarde, carregando...Aguarde, carregando o conteúdo

Indicação Legislativa


INDICAÇÃO LEGISLATIVA249/2020

            EMENTA:
            SOLICITA AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, DOUTOR WILSON WITZEL, O ENVIO DE MENSAGEM DISPONDO SOBRE A INSTALAÇÃO DE UMA DELEGACIA DE ATENDIMENTO À MULHER EM ILHA GRANDE
Autor(es): Deputado RENATA SOUZA

Apresento à Mesa Diretora, com vistas à Comissão de Indicações Legislativas, na forma regimental, a Indicação Legislativa que se segue, propondo ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Rio de Janeiro, Doutor Wilson Witzel, a adoção da medida aqui sugerida, sob a forma de anteprojeto de lei.
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 03 de março de 2020.

RENATA SOUZA
DEPUTADA ESTADUAL - PSOL
ANTEPROJETO DE LEI

            EMENTA:

            DISPÕE SOBRE A INSTALAÇÃO DE UMA DELEGACIA DE ATENDIMENTO À MULHER (DEAM) EM ILHA GRANDE
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RESOLVE:

ART. 1º - FICA IMPLANTADA UMA DELEGACIA DE ATENDIMENTO À MULHER NA ILHA GRANDE, DISTRITO DA VILA DO ABRÃO, NO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS .

ART. 2º - AS DESPESAS DECORRENTES DA APLICAÇÃO DA PRESENTE LEI CORRERÃO À CONTA DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, SUPLEMENTADAS, SE NECESSÁRIO.

ART. 3º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.


PLENÁRIO BARBOSA LIMA SOBRINHO, 03 DE MARÇO DE 2020.


RENATA SOUZA
DEPUTADA ESTADUAL - PSOL

JUSTIFICATIVA

Trata-se de Indicação Legislativa que dispõe sobre a instalação de uma Delegacia de Atendimento à Mulher na Ilha Grande, distrito da Vila do Abraão, no município de Angra dos Reis.
Tal iniciativa se justifica em razão do elevado número de casos de violência contra a mulher ocorridos na Ilha Grande, fato público, notório e amplamente denunciado, inclusive na imprensa. O Dossiê Mulher 2019, um levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), que traz informações relativas à violência contra a mulher no Estado do Rio de Janeiro, registrou 4.543 casos de estupro em 2018. O relatório aponta ainda que a cada 24 horas, doze mulheres são vítimas de estupro. Cerca de 44% dos agressores eram pessoas do convívio da vítima e 70% das mulheres eram menores de idade. Foram registrados em 2018, 68 casos na 166ª DP (Angra dos Reis).
Ilha Grande, como sabido, é um dos destinos turísticos mais procurados do estado do Rio de Janeiro. Em razão disso, para além de sua população estimada em cerca de 9,5 mil habitantes, a localidade possui vasta população flutuante, que chega a dobrar na alta temporada.
Em que pese a existência de uma Delegacia especializada na sede do município de Angra dos Reis, o fato de tratar-se a localidade de uma ilha implica peculiaridades que devem ser levadas em conta. Destaca-se, por exemplo, caso de estupro ocorrido em Ilha Grande no mês de fevereiro de 2020, em que vítima e agressor tiveram de ser transportados, por uma mais de 1h30min, na mesma embarcação, para que pudessem ser conduzidos à delegacia. Em casos de violência sexual como o noticiado, é inadmissível que a vítima seja exposta ao agressor por tamanho período de tempo. Trata-se do prolongamento do sofrimento por ela experimentado, ocasionado pelo próprio Estado.
Diante de todos os motivos expostos, a solicitação de implantação de uma Delegacia de Atendimento à Mulher – DEAM na Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, é justa e fundamental a fim de prestar o devido atendimento às mulheres vítimas de violência na localidade. Sendo assim, conto com o apoio dos meus pares para aprovação desta iniciativa.


Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Código20200600249AutorRENATA SOUZA
Protocolo14123Mensagem
Regime de TramitaçãoOrdinária
Link:

Datas:
    Entrada
    03/03/2020
    Despacho
    03/03/2020
    Publicação
    04/03/2020
    Republicação
Comissões a serem distribuidas

01.:Indicações Legislativas


Hide details for TRAMITAÇÃO DA INDICAÇÃO LEGISLATIVA Nº 249/2020TRAMITAÇÃO DA INDICAÇÃO LEGISLATIVA Nº 249/2020




Clique aqui caso você tenha dificuldade em ler o conteúdo desta página
TOPO
Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

PALÁCIO TIRADENTES

Rua Primeiro de Março, s/n - Praça XV - Rio de Janeiro
CEP 20010-090    Telefone +55 (21) 2588-1000    Fax +55 (21) 2588-1516

Instagram
Facebook
Google Mais
Twitter
Youtube