Aguarde, carregando...Aguarde, carregando o conteúdo

Moção


MOÇÃO474/2019
            EMENTA:
            MOÇÃO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES AO SAMBA DO TRABALHADOR.
Autor(es): Deputado RENATA SOUZA

Requeiro à mesa diretora, na forma regimental, que seja consignada MOÇÃO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES AO SAMBA DO TRABALHADOR.

O Samba do Trabalhador, criado em 2005 por Moacyr Luz, foi criado para ser apenas uma despretensiosa confraternização de sambistas às segundas-feiras. Uma brincadeira no dia da semana em que, normalmente, os trabalhadores da cultura não têm compromissos profissionais. O Clube Renascença, lugar escolhido para a reunião, foi primeiro clube fundado por negros e negras.

Aos poucos, o encontro foi crescendo e o que era uma simples roda de amigos — onde comida e bebida eram compartilhadas e nem passava pela cabeça dos organizadores a necessidade de utilizar bilheteria —, tornou-se um dos principais eventos culturais da cidade.

Ao longo de mais de uma década, o Samba do Trabalhador foi construindo um espaço de muita relevância no cenário da música brasileira, sendo, então, uma roda celebrada por todo o país. E, assim, também recolocou o Clube Renascença na cena cultural da cidade. Graças à essa trajetória de resistência e (ir)reverência, segunda-feira virou dia de samba.

Em 2016 foi lançado, pela Editora Sonora, o livro biográfico “Segunda-feira – A História do Samba do Trabalhador”, escrito pelo jornalista Daniel Brunet, com relatos dos bastidores da roda que completou dez anos em 2015, e cem verbetes dos artistas que contribuíram para sua formação. Nesse mesmo ano, o grupo foi contemplado com o prêmio de “Melhor Grupo de Samba” na 27ª edição do “Prêmio da Música Brasileira”, com o disco “10 Anos & Outros Sambas”.

Em 2017, lançou, pelo selo Universal Music, o CD/DVD “Moacyr Luz & Samba do Trabalhador – Ao vivo no Bar Pirajá”, produzido por Rildo Hora com as participações de Zeca Pagodinho, Leila Pinheiro, Teresa Cristina e do guitarrista Ricardo Silveira. Em 2018 recebeu os prêmios de “Melhor Álbum de Samba” e “Melhor Grupo de Samba” com o CD “Moacyr Luz & Samba do Trabalhador – Ao vivo no Bar Pirajá”, na 29ª edição do “Prêmio da Música Brasileira”.

O Samba do Trabalhador é formado por Moacyr Luz, Gabriel Cavalcante, Alexandre Marmita, Daniel Neves, Nego Álvaro, Mingo Silva, Luiz Augusto,Junior de Oliveira e Nilson Visual.

Vida longa a Moacyr Luz! Vida longa ao Samba do Trabalhador! Obrigada!


Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 27 de novembro de 2019.

Deputada Renata Souza

PSOL



Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Código20191400474AutorRENATA SOUZA
ProtocoloMensagem
Regime de TramitaçãoOrdinária

Datas:
Entrada 27/11/2019Despacho 27/11/2019
Publicação 06/01/2020Republicação

Comissões a serem distribuidas

01.:Plenário

TOPO
Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

PALÁCIO TIRADENTES

Rua Primeiro de Março, s/n - Praça XV - Rio de Janeiro
CEP 20010-090    Telefone +55 (21) 2588-1000    Fax +55 (21) 2588-1516

Instagram
Facebook
Google Mais
Twitter
Youtube