Aguarde, carregando...Aguarde, carregando o conteúdo

Moção


MOÇÃO241/2019
            EMENTA:
            DE APOIO E SOLIEDARIEDADE À OCUPAÇÃO VILA CANAÃ, LOCALIZADA NO BAIRRO DE SÃO CRISTOVÃO, POR SUA RESISTÊNCIA E LUTA EM PROL DA MORADIA DIGNA PARA TODOS.
Autor(es): Deputado CARLOS MINC; DANI MONTEIRO; ELIOMAR COELHO; ENFERMEIRA REJANE; FLAVIO SERAFINI; LUIZ PAULO; MÔNICA FRANCISCO; RENAN FERREIRINHA; RENATA SOUZA; WALDECK CARNEIRO

Solicito à Mesa Diretora, nos termos regimentais, que seja inserida nos Anais desta Casa de Leis MOÇÃO APOIO E SOLIDARIEDADE A OCUPAÇÃO VILA CANAÃ por sua resistência e luta em prol da moradia digna para todos.

Localizada no bairro de São Cristóvão, próximo à Barreira do Vasco, a Ocupação Vila Canaã abriga cerca de 150 famílias que, sem alternativa à moradia digna, decidiram ocupar um terreno privado há anos abandonado e, à época, com significativos débitos fiscais.

As famílias da ocupação Vila Canaã há mais de um ano transformaram um terreno abandonado em uma comunidade organizada e nela construíram suas casas de alvenaria, fazendo, na luta, que se efetivasse seu direito constitucional à moradia.

Atualmente, recai sobre a Ocupação uma ação de reintegração de posse, tendo o juízo da 5ª Vara Cível da Capital determinado o despejo. Porém, a própria Prefeitura do Rio de Janeiro, em conjunto com as famílias, vem construindo uma outra alternativa para a resolução da questão, que não um despejo violento.

Devemos salientar que a nossa Constituição Federal assegura o direito à moradia digna e que a propriedade deve cumprir sua função social. Enquanto o déficit habitacional no Brasil, e em especial no Rio de Janeiro só aumenta, muito em razão do desemprego e da crescente alta nos custos de vida nos grandes centros urbanos, atos de coragem e resistência como o da ocupação Vila Canaã se tornam exemplo de cidadania e de luta por direitos, para que as famílias que fazem parte da ocupação, e também para que todas as outras que se encontram em situação de vulnerabilidade tenham assegurados seus direitos básicos e sua dignidade humana.

A presente Moção é um ato de apoio e reconhecimento à Ocupação Vila Canaã, aos movimentos organizados e às famílias que a compõem para que seja possível uma solução que compreenda a necessidade habitacional dessas pessoas e que não coloque a suposta propriedade daqueles que ingressaram com a ação de reintegração acima da vida e do direito básico à moradia das 150 famílias que se encontram na Ocupação.


Plenário Barbosa Lima sobrinho, 05 de Setembro de 2019.


CARLOS MINC DANI MONTEIRO



ELIOMAR COELHO ENFERMEIRA REJANE



FLAVIO SERAFINI LUIZ PAULO



MÔNICA FRANCISCO RENAN FERREIRINHA



RENATA SOUZA WALDECK CARNEIRO

Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Código20191400241AutorCARLOS MINC, DANI MONTEIRO, ELIOMAR COELHO, ENFERMEIRA REJANE, FLAVIO SERAFINI, LUIZ PAULO, MÔNICA FRANCISCO, RENAN FERREIRINHA, RENATA SOUZA, WALDECK CARNEIRO
ProtocoloMensagem
Regime de TramitaçãoOrdinária

Datas:
Entrada 05/09/2019Despacho 05/09/2019
Publicação 06/09/2019Republicação 12/09/2019

Comissões a serem distribuidas

01.:Plenário

TOPO
Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

PALÁCIO TIRADENTES

Rua Primeiro de Março, s/n - Praça XV - Rio de Janeiro
CEP 20010-090    Telefone +55 (21) 2588-1000    Fax +55 (21) 2588-1516

Instagram
Facebook
Google Mais
Twitter
Youtube