Aguarde, carregando...Aguarde, carregando o conteúdo

Projeto de Lei


PROJETO DE LEI3728/2021
            EMENTA:
            CRIA O SELO ESTADUAL “EMPRESA RESSOCIALIZADORA”, NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Autor(es): Deputado ANDERSON ALEXANDRE

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Artigo 1º - Fica criado o Selo Estadual “Empresa Ressocializadora”, que visa incentivar às empresas situadas no âmbito do Estado do Rio de Janeiro a contratação de pessoas que sejam egressas dos sistema carcerário e/ou que estejam cumprindo pena em regime aberto.
Artigo 2º – O Selo será atribuído às empresas que contratarem formalmente, no mínimo, 20% (vinte por cento) de pessoas egressas dos sistema carcerário e/ou que estejam cumprindo pena em regime aberto, do total dos empregados formais da empresa.

§ 1º A primeira atribuição do Selo “Empresa Ressocializadora” ocorrerá após o cumprimento de 1(um) ano dos requisitos constantes no artigo 2º desta Lei.

§ 2º O Selo “Empresa Ressocializadora” terá validade de 1 (um) ano, podendo ser renovado, sempre por igual período, ao término de sua vigência, desde que o requisito do artigo 2º esteja atendido.

§ 3º As Secretarias de Administração Penitenciária e de Trabalho e Renda fiscalizarão o fiel cumprimento da Lei, onde serão os responsáveis pela atribuição e renovação do Selo.

Artigo 3º – Fica o Poder Executivo autorizado a conceder benefícios fiscais às empresas que se enquadrem na presente Lei.

Artigo 4º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Artigo 5º - O Poder Executivo regulamentará a presente lei, no que couber.

Artigo 6º - Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.


Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 24 de fevereiro de 2021.

Deputado ANDERSON ALEXANDRE



JUSTIFICATIVA

O presente Projeto de Lei visa incentivar o ingresso no mercado de trabalho dos egressos do sistema prisional e os que ainda cumprem pena em regime aberto. O atrativo para as empresas é obter um selo do Governo e até mesmo benefícios fiscais para a empresa.

Estudos mostram que a maioria das pessoas que retornam ao sistema carcerário é por motivo de falta de oportunidade no mercado de trabalho, uma vez que o ócio e a falta de recursos financeiros são primordiais para não voltar para o crime.

O ingresso destas pessoas ao mercado de trabalho ajudará também na recuperação financeira do estado, pois serão mais pessoas com poder aquisitivo de fazer o mercado aquecer e consequentemente gerar mais empregos e o dinheiro circular mais.

Infelizmente existe uma discriminação em relação a estas pessoas, muitos tem medo de dar oportunidades, mas muitos egressos querem sair da prisão e mudar de vida. Ocorre que sem incentivo e oportunidades o caminho é a volta para o sistema carcerário.

Desta forma, o estado precisa intervir para a ressocialização destas pessoas e este Projeto de Lei ajudará muito para que os egressos voltem a produzir e viver em sociedade de forma digna.

Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Código20210303728AutorANDERSON ALEXANDRE
Protocolo26848Mensagem
Regime de TramitaçãoOrdinária
Link:

Datas:

Entrada 24/02/2021Despacho 24/02/2021
Publicação 25/02/2021Republicação

Comissões a serem distribuidas

01.:Constituição e Justiça
02.:Trabalho Legislação Social e Seguridade Social
03.:Segurança Pública e Assuntos de Polícia
04.:Economia Indústria e Comércio
05.:Tributação Controle da Arrecadação Estadual e de Fiscalização dos Tributos Estaduais
06.:Orçamento Finanças Fiscalização Financeira e Controle


Hide details for TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 3728/2021TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 3728/2021





Clique aqui caso você tenha dificuldade em ler o conteúdo desta página
TOPO
Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

PALÁCIO TIRADENTES

Rua Primeiro de Março, s/n - Praça XV - Rio de Janeiro
CEP 20010-090    Telefone +55 (21) 2588-1000    Fax +55 (21) 2588-1516

Instagram
Facebook
Google Mais
Twitter
Youtube