Aguarde, carregando...Aguarde, carregando o conteúdo

Projeto de Lei


PROJETO DE LEI2854/2020
            EMENTA:
            DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE TAXA DE ENTREGA PARA OS PROFISSIONAIS USUÁRIOS DE APLICATIVOS EM ENTREGA DE MERCADORIAS COM USO DE MOTOCICLETA, BICICLETA OU TRICICLO NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Autor(es): Deputado CAPITÃO PAULO TEIXEIRA

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Art. 1º - Fica estabelecido o pagamento de taxa de entrega aos profissionais usuários de aplicativos em entrega de mercadorias com uso de motocicleta, bicicleta ou triciclo, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.

§1º - Para os efeitos desta Lei, os profissionais usuários de aplicativos em entrega de mercadorias de alimentação ficam equiparados aos garçons, para fins de recebimento da taxa de entrega, equivalente à gorjeta por eles recebidas.

§2º - Os profissionais usuários de aplicativos em entrega de mercadorias de alimentação receberão como taxa de entrega o percentual de 10% (dez por cento) do total da compra.

§3º - Os demais profissionais usuários de aplicativos em entrega de mercadorias diversas receberão como taxa de entrega o percentual de 5% (cinco por cento) do total da compra.

§4º - As taxas de entrega descritas nos §2º e §3º serão, obrigatoriamente, incluídas nas notas fiscais.


Art. 2º - O pagamento das taxas de entrega previstas nesta Lei poderá ser efetuado em dinheiro, no ato da entrega da mercadoria, ou por meio do aplicativo.

Parágrafo único - Os valores pagos nos aplicativos a título de taxa de entrega devem ser repassados aos entregadores, deduzido o percentual legal correspondente ao tributo que incidir sobre a apuração mensal a que estiver sendo tributada a fonte pagadora.


Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 08 de julho de 2020.




Deputado CAPITÃO PAULO TEIXEIRA


JUSTIFICATIVA

É inquestionável, nos dias atuais, a utilidade e a importância do trabalho realizado pelos entregadores de aplicativos. Diante da praticidade e/ou em função da falta de tempo, cada vez mais cientes estão preferindo fazer suas compras por meio de aplicativos, optando por receber os produtos em casa ou no trabalho.
Diante desta mudança de comportamento e reconhecendo o valor da árdua atividade desempenhada, 24 horas por dia, pelos entregadores, também cresce exponencialmente a quantidade de consumidores que já paga gorjeta a esses profissionais, seja ao fazerem suas compras pelo aplicativo, ou, presencialmente, quando recebem os pedidos. Destarte, nada mais justo do que a aprovação de legislação dispondo sobre o pagamento dessa taxa de serviço aos entregadores.
É importante salientar que a gorjeta representa um importante complemento para a remuneração dos entregadores de aplicativos que, em sua maioria, trabalha sem ter a garantia dos direitos trabalhistas, arcando com os custos dos veículos e cumprindo carga horária extremamente extenuante.
À vista disso, solicito aos meus pares apoio para a aprovação da presente proposição nesta Casa de Leis.

Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Código20200302854AutorCAPITÃO PAULO TEIXEIRA
Protocolo19658Mensagem
Regime de TramitaçãoOrdinária
Link:

Datas:

Entrada 08/07/2020Despacho 08/07/2020
Publicação 09/07/2020Republicação

Comissões a serem distribuidas

01.:Constituição e Justiça
02.:Trabalho Legislação Social e Seguridade Social
03.:Economia Indústria e Comércio


Hide details for TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 2854/2020TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 2854/2020





Clique aqui caso você tenha dificuldade em ler o conteúdo desta página
TOPO
Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

PALÁCIO TIRADENTES

Rua Primeiro de Março, s/n - Praça XV - Rio de Janeiro
CEP 20010-090    Telefone +55 (21) 2588-1000    Fax +55 (21) 2588-1516

Instagram
Facebook
Google Mais
Twitter
Youtube