Aguarde, carregando...Aguarde, carregando o conteúdo

Projeto de Lei


PROJETO DE LEI3736/2021
            EMENTA:
            DISPÕE SOBRE CRIAÇÃO DE PARCERIA COM AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS E FEDERAIS, SITUADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS TÉCNICOS DE AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE BENEFÍCIOS FISCAIS INSTITUÍDA NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Autor(es): Deputado MARTHA ROCHA

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Art. 1º - Fica o Poder Executivo autorizado a firmar parceria com Universidades Públicas Federais e Estaduais, situadas no Estado do Rio de Janeiro, para a elaboração de relatórios técnicos baseados em modelos econométricos que avaliem o impacto dos benefícios fiscais, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, em conformidade com o que dispõe o Artigo 2º da Lei nº 8.445, de 03 de Julho de 2019.

Parágrafo Único: Os relatórios técnicos poderão ser utilizados como instrumentos de apoio para decisões da Secretaria de Fazenda e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico no ato da concessão do benefício fiscal e de monitoramento e avaliação, pelos órgãos de controle, dos resultados auferidos de benefícios fiscais já concedidos.

Art. 2º - Para fins da aplicação desta Lei, fica atribuída à Secretaria de Estado de Fazenda a competência para a celebração de convênio com as Universidades Públicas Estaduais e Federais, situadas no Estado do Rio de Janeiro.

Art 3º Os relatórios técnicos de avaliação dos benefícios fiscais concedidos no âmbito do Estado do Rio de Janeiro deverão ser divulgados no Portal de Transparência Fiscal, a fim de que seja ampla a divulgação dos resultados, tanto para a sociedade civil quanto para os órgãos de controle.

Art. 4º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.


Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 24 de fevereiro de 2020.


DEPUTADA MARTHA ROCHA



JUSTIFICATIVA
Em virtude dos recorrentes déficits nas contas públicas do Estado do Rio de Janeiro e, consequentemente, da falta de recursos para investimentos em áreas prioritárias à sociedade fluminense, faz-se necessário avaliar mecanismos de aumento de receita estadual.

O atual cenário de Guerra Fiscal instaurado no País leva o Estado do Rio de Janeiro, assim como outras unidades federativas, a adotar a política de concessão de benefícios fiscais como forma de fomentar a atividade econômica fluminense. Por tratar-se de renúncia de receita, é fundamental que as empresas favorecidas gerem retorno positivo para a dinâmica econômica do Estado, por meio de geração de empregos, por exemplo.

No entanto, atualmente o Estado do Rio de Janeiro não dispõe de equipe e ferramentas adequadas, e não há disponibilidade de informações objetivas e conclusivas que permitam análise da viabilidade dos benefícios fiscais já concedidos. Desta forma, não há a garantia de que as renúncias de receita estão sendo compensadas pelo incremento na atividade econômica fluminense. Apesar do grave cenário das contas públicas, o Estado do Rio de Janeiro concede isenção fiscal de R$ 9 bilhões, anualmente, sem uma avaliação de que esta política está sendo efetiva, isto é, se está trazendo benefícios à economia do Estado ou se representa medida real de interesse público.

Diante do exposto, a proposta é estabelecer parceria com o meio acadêmico para viabilizar estudo técnico-científico que permita avaliar a viabilidade econômica das concessões já estabelecidas e daquelas que venham a ser propostas.


Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Código20210303736AutorMARTHA ROCHA
Protocolo26903Mensagem
Regime de TramitaçãoOrdinária
Link:

Datas:

Entrada 25/02/2021Despacho 25/02/2021
Publicação 26/02/2021Republicação

Comissões a serem distribuidas

01.:Constituição e Justiça
02.:Educação
03.:Ciência e Tecnologia
04.:Tributação Controle da Arrecadação Estadual e de Fiscalização dos Tributos Estaduais
05.:Orçamento Finanças Fiscalização Financeira e Controle


Hide details for TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 3736/2021TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 3736/2021





Clique aqui caso você tenha dificuldade em ler o conteúdo desta página
TOPO
Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

PALÁCIO TIRADENTES

Rua Primeiro de Março, s/n - Praça XV - Rio de Janeiro
CEP 20010-090    Telefone +55 (21) 2588-1000    Fax +55 (21) 2588-1516

Instagram
Facebook
Google Mais
Twitter
Youtube