Aguarde, carregando...Aguarde, carregando o conteúdo

Projeto de Resolução


PROJETO DE RESOLUÇÃO1629/2022
            EMENTA:
            CONCEDE MEDALHA TIRADENTES E RESPECTIVO DIPLOMA AO SENHOR LADMIR CARVALHO.
Autor(es): SERGIO LOUBACK


A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Art. 1º Fica concedida a Medalha Tiradentes e o respectivo diploma ao senhor Ladmir Carvalho.

Art. 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Plenário do Edifício Lúcio Costa, 22 de novembro de 2022.

Deputado SÉRGIO LOUBACK

JUSTIFICATIVA

Sr. Ladmir Carvalho, nasceu em 1963 em uma família de classe média baixa em Teresópolis - RJ, estudou em colégios públicos, e quando estava com 19 anos de idade teve contato com a micro- informática que estava nascendo no Brasil. Uma época onde não havia faculdade de TI ou cursos especializados, mas mesmo assim não desistiu e aprendeu a programar computadores de forma autodidata. Foram noites e mais noites estudando sozinho, fazendo simulações, aprendendo por tentativa e erro sem ter ninguém para trocar informações, pois não conhecia ninguém que trabalhava na área.

Em 1982 inicia faculdade de Direito em Petrópolis - RJ, mas já estava bastante envolvido com programação de computadores, sendo contratado como freelancer por diversas empresas para construir software na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Nesta época programava em várias linguagens diferentes dependendo do projeto que estava sendo contratado.

Em 1989, quando estava com 25 anos fundou a Alterdata Software com a visão de ser uma empresa de fazer sistemas de gestão para empresas médias e pequenas, e para isso teve que se especializar não apenas em aspectos técnicos, mas essencialmente em competências de vendas, administração, finanças, marketing e outras. Nesta época usava o seu poder de comunicação para falar em público em congressos onde tinha oportunidade de palestrar para mais 1.000 profissionais com muita frequência.

Em 1991 dá início a expansão nacional da Alterdata, momento que viaja pelo país inteiro montando escritórios de vendas e atendimento, criando o seu próprio modelo gestão, pois não havia na época um padrão estabelecido de como deveria operar uma empresa de software brasileira. Nesta época ganha uma experiência forte em controle de bases a distância, ou seja, o modelo de gestão das filiais torna-se uma arma forte de crescimento.

Em 2022 a Alterdata completou 33 anos de vida, e nunca tendo deixado de crescer, nunca descontou uma duplicata em bancos, nunca usou um limite de cheque especial, nunca atrasou uma folha de pagamento e nunca teve inadimplência de impostos. Atualmente está com cerca de 2.000 colaboradores e mais de 60.000 clientes ativos, figurando assim entre as cinco maiores empresas de software brasileiras.

A Alterdata já saiu várias vezes no ranking do GPTW – Great Place to Work, deixando claro que as práticas de mercado ligados a gente tem feito grande diferença para estar entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Apesar da Alterdata ter nascido numa cidade pequena, onde a economia gira em torno da agricultura, teve a coragem de criar uma empresa de tecnologia e vencer a barreira do rótulo de ser uma empresa do interior. No início isso dificultou excessivamente no crescimento da empresa, pois potenciais clientes nos grandes centros como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e outros não acreditavam na Alterdata, uma barreira que teve que ser contornada com muita estratégia, treinamento e capacitação. Para elevar o nível cultural da equipe foi criado a UCA – Universidade Corporativa Alterdata a mais de 10 anos atrás, época que já se acreditava em gerar conhecimento estruturado para a equipe, permitindo assim que a Alterdata competisse igualmente com as melhores empresas do país. Atualmente a UCA capacita em torno de 90.000 pessoas por ano, ajudando expressivamente a aumentar o nível cultural de profissionais em todo país.

Ao longo dos anos o Ladmir Carvalho recebeu o prêmio de empreendedor do ano de vários institutos, tornou-se um palestrante de grande porte para influenciar outros empresários e profissionais de vários segmentos de mercado. Já palestrou nos EUA e foi o palestrante no evento oficial da ONU no aniversário de 30 anos do EMPRETEC global.

Sr. Ladmir Carvalho tem se envolvido a muitos anos na formação de um grande ecossistema de tecnologia na região serrana do estado, o Serratec tem feito um trabalho espetacular na aceleração desta região.

Atualmente a Alterdata é a maior empresa de tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, tendo assim uma forte responsabilidade em contribuir para gerar um ambiente tecnológico enorme em nosso estado.

Sr. Ladmir Carvalho está sensível a falta de programadores que existe no mercado brasileiro, e criou o PROJETO GALILEO, que tem contribuído expressivamente para formar novos programadores vindos de comunidades, que estudam em escolas públicas e são oriundos de famílias de baixa renda. Neste momento são 400 alunos estudando para se formarem em seis meses e irem para o mercado de trabalho, e tudo sendo patrocinado por bancos, empresas de tecnologia e grupos econômicos, tudo fruto da credibilidade que Ladmir Carvalho possui no mercado empresarial. Ladmir está sempre envolvido em várias iniciativas ligada a ecologia e meio ambiente em Teresópolis, sendo referência e modelo a ser seguido por vários cidadãos na cidade.

Por todo exposto, o homenageado é merecedor da presente honraria.

Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Código20220501629AutorSERGIO LOUBACK
Protocolo52081Mensagem
Regime de TramitaçãoOrdinária

Entrada 01/12/2022Despacho 01/12/2022
Publicação 02/12/2022Republicação
Comissões a serem distribuidas


01.:Normas Internas e Proposições Externas


Hide details for TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1629/2022TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1629/2022





TOPO
Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

PALÁCIO TIRADENTES

Rua Primeiro de Março, s/n - Praça XV - Rio de Janeiro
CEP 20010-090    Telefone +55 (21) 2588-1000    Fax +55 (21) 2588-1516

Instagram
Facebook
Google Mais
Twitter
Youtube